Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Ação Popular contra o estado de SC pede a retomada da reforma do ginásio Ivan Rodrigues

Abandonado há mais de 12 anos, importante ginásio de Joinville está sob responsabilidade do governo de SC, que terá 20 dias para se manifestar

Redação, Portal Chuville

31 janeiro 2024

editado em 31 janeiro 2024

Compartilhe no Whats
Imagem retirada de vídeo: Divulgação

O ginásio Ivan Rodrigues (ou o que sobrou dele) é motivo de ação popular, protocolada contra o governo de Santa Catarina nesta terça-feira (30). Abandonado há mais de 12 anos e com sérios problemas estruturais, o grande centro esportivo e cultural, que já foi referência para Joinville e região, hoje pertence ao governo estadual, uma vez que a prefeitura o devolveu ao estado, em agosto de 2017.

A ação popular pede, por meio da Vara da Fazenda Pública de Joinville, que o governo catarinense destrave a ordem de serviço, emitida ainda no governo Moisés, porém paralisada pelo atual governo Jorginho Mello (PL). O documento também pede que os réus sejam responsabilizados pela demora para o início das obras, pois os orçamentos da época já não valem mais nos dias de hoje. Após o protocolo, o governo do estado tem 20 dias para se manifestar.

Estimada em mais de R$ 30 milhões, a reforma e adequação do ginásio Ivan Rodrigues, localizado entre as ruas Timbó e Max Colin (bairro América), foi postergada pelo atual governo em mais oito meses. Ainda no fim do ano passado, o projeto de reforma ganhou aditivo que, após concluído, entrará em fase de captação de recursos para as obras executivas.

O Chuville Notícias procurou ainda nesta terça-feira o governo do estado para saber se há novidades, mas até o fechamento desta reportagem não teve retorno da assessoria de imprensa. O espaço segue aberto para respostas.

 

Estrutura precária preocupa em relação à Dengue

Na ação popular, protocolada pelo advogado e jornalista Marco Schettert, há ainda a preocupação com focos da Dengue. Isto porque a estrutura abandonada tem diversas infiltrações e goteiras, cenário ideal para que o mosquito transmissor da Dengue se prolifere. Esta mesma preocupação é dividida com o vereador e médico Cassiano Ucker (União Brasil), que compartilhou hoje para a imprensa um dado alarmante: crescimento de quase 1000% nos casos confirmados entre janeiro de 2023 e janeiro deste ano. Neste mês uma morte já foi registrada na cidade. Os dados são do Painel da Dengue, localizados no site da prefeitura.

Desta forma o documento pede que o município se manifeste a respeito de ações preventivas no local. Esta reportagem perguntou à prefeitura de Joinville o que estava sendo feito, tendo em vista o número crescente de casos de Dengue na cidade.

Em resposta, a Vigilância Ambiental disse que neste ano não foram realizadas visitas ao ginásio Ivan Rodrigues, mas que denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo aplicativo Joinville Fácil ou pelo telefone 156.

Imagem retirada de vídeo. Divulgação

 

Ivan Rodrigues foi o primeiro palco do Festival de Dança

Até a inauguração do Centreventos Cau Hansen, em 1998, era no palco do ginásio Ivan Rodrigues que aconteciam os espetáculos do maior Festival de Dança do mundo, de acordo com o Guiness Book. Além do Festival, o ginásio abrigou grandes shows, como o da lendária banda Mamonas Assassinas. Grandes disputas esportivas também marcaram a melhor fase do ginásio.

O que já foi um grande espaço, hoje é utilizado como depósito de móveis e itens inservíveis da atual gestão estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube