Alguns moradores de bairros diferentes de Joinville relatam problemas com falta de manutenção na iluminação pública. É o caso de Rogério Mello, morador da rua Áries, no bairro Jardim Iririú, zona leste. Ele conta que a rua tem três postes e um deles está sem luz há mais de um mês. No outro a lâmpada fica piscando o tempo todo. “Este poste fica defronte a um prédio e acaba atrapalhando a segurança do pessoal que mora ali, já foi falado com inúmeras pessoas, incluindo uma reclamação junto à prefeitura”, explica.
Há relatos de postes sem luz na rua São Paulo, zona sul, e nas ruas do entorno da Biblioteca Pública, no Centro, além de outras regiões.
A prefeitura de Joinville, responsável pela gestão do serviço, disse que as chuvas e o tempo instável prejudicam a manutenção, pois as más condições climáticas “oferecem risco aos profissionais”.
PPP de R$ 200 milhões em iluminação pública está em fase de avaliação
A Parceria Público-Privada dos serviços de iluminação pública de Joinville está em fase de avaliação pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. Apresentada pela prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores no segundo semestre do ano passado, a proposta prevê um investimento de quase R$ 200 milhões por um prazo de 22 anos.
Um contrato foi assinado com o BNDES em 2021 e, de lá para cá foram apresentados estudos técnicos, realização de consulta pública e, tão logo o TC dê seu parecer, o município deverá lançar o edital da PPP ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é de assinatura do contrato até o fim de 2024.