A operação Travessia, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), resultou na prisão do prefeito de Barra Velha, Douglas Elias Costa (PL), nesta quarta-feira. Ele é um dos alvos da investigação que apura suspeitas de desvio de recursos públicos destinados à construção de uma ponte na cidade.
Conforme informações do MP-SC, as investigações tiveram início em fevereiro de 2023 e indicam possíveis crimes de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários na realização de obras públicas. Paralelamente, está sendo investigado o recebimento de vantagens indevidas por parte dos agentes públicos dos empresários contratados, por meio de uma série de aditivos e medições supervalorizadas.
O prefeito Douglas, juntamente com os secretários Mauro Silva (Administração e Finanças) e Élvis Fuchter (Planejamento), encontram-se no Fórum de Barra Velha, onde estão programadas as audiências de custódia relacionadas às prisões preventivas. A operação do Gaeco resultou na execução de oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão.