A deputada estadual Vanessa da Rosa (PT) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL 424) para o estabelecimento de cotas raciais de 20% das vagas para o ingresso de negros e negras no serviço público estadual, em cargos efetivos da administração pública direta e indireta.
“Isto já vem acontecendo no país inteiro e Santa Catarina não pode ficar de fora e nem retrocedendo neste sentido. É uma lei federal que precisa ser cumprida.”
Ela citou a aprovação no Senado Federal da continuidade da política de cotas para negros, quilombolas e pessoas com deficiência. “Projeto de extrema importância para o nosso país que viveu um verdadeiro sistema escravista por mais de 400 anos, onde negros e negras não tiveram o acesso e o devido direito à educação.”
Para a deputada, a política de cotas é uma política reparadora de direitos históricos que vem dando certo. “Por isso nós conseguimos sair de 3% que nós tínhamos no ensino superior, quando a política de cotas foi implantada, e passamos para 18%. É uma conquista da nossa sociedade, do movimento negro e eu fiquei extremamente feliz com a manutenção da sua continuidade por mais 10 anos.
Vanessa da Rosa é professora de carreira de Joinville, já foi secretária de Educação na gestão Carlito Merss e assumiu, na última semana, como deputada estadual no lugar do deputado Padre Pedro (PT), que saiu de licença pelas próximas três semanas. Assim, a maior cidade catarinense ganhou mais uma representatividade na Assembleia Legislativa.