Na manhã de quinta-feira, dia 19, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) testemunhou um acontecimento histórico, com a posse de Vanessa da Rosa (PT) como deputada estadual. Vanessa, primeira suplente do PT, ocupará o cargo até 20 de novembro durante a licença do deputado Padre Pedro (PT). Sua posse é notável por ser a primeira vez, em 89 anos desde Antonieta de Barros, que uma mulher negra assume uma cadeira na Assembleia.
A data de sua posse e sua saída da titularidade também têm significados simbólicos, uma vez que 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra. Vanessa, com uma carreira de 33 anos como professora e tendo anteriormente servido como secretária da Educação de Joinville, conquistou 16.832 votos nas eleições de 2022.
A cerimônia de posse de Vanessa foi marcada por grande prestígio, com muitos aplausos e um visível senso de emoção no ar. Em suas palavras, ela expressou sua gratidão:
“Foi um sonho coletivo, compartilhado por mais de 16 mil catarinenses e hoje se tornou realidade. Estou muito feliz e sou muito grata, especialmente ao deputado Padre Pedro por permitir este momento.”
Após seu discurso, todos os deputados presentes na sessão deram as boas-vindas calorosas à nova colega.