Conectar pessoas e a comunidade a ideias que despertam uma reflexão sobre a infância e a sustentabilidade é o propósito do Festival Enraizar, que levará ao Centro de Artes e de Esportes Unificados (CEU) do bairro Aventureiro, no dia 22 de outubro (domingo), mais de 20 atividades gratuitas. A programação inicia às 10h e termina às 19h. O evento faz parte da programação da Semana Lixo Zero Joinville, que em sua 10ª edição reúne, em vários pontos da cidade, mais de 150 atrações gratuitas no período de 20 a 28 de outubro.
Com realização da El Clandestino – Conexões Culturais, o Festival Enraizar conta com o apoio do Coletivo Joinville Lixo Zero, Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville e do Projeto Arte da Terra. A programação inclui oficinas práticas, palestras, roda de ideias, mostra de documentários, feiras de produtos, práticas de Yoga e Dança Circular, contação de histórias, show musical com Jesus Lumma e muita brincadeira. As atividades são oferecidas por diversos voluntários e profissionais da cidade e do estado.
“Nossa ideia com o Festival Enraizar é inspirar novos olhares e pequenas mudanças para que possamos viver de forma mais integrada com nós mesmos, com os outros seres e com a natureza, tendo as crianças como público principal e como meio, mas também toda a comunidade como uma aldeia que a cria, educa e assim, numa troca, também aprende e se renova”, esclarece a produtora cultural Sarah Pinnow, coordenadora do evento.
Para a coordenadora do CEU do Aventureiro, Mariza de Moura Arent, o Festival é mais uma oportunidade para os moradores do bairro e de toda Joinville conhecerem as possibilidades de lazer e de acesso à cultura proporcionadas pelo complexo esportivo e cultural.
“Estamos muito felizes com a realização deste evento no CEU e temos certeza de que a comunidade do Aventureiro vai aproveitar intensamente toda a programação e vai receber com muito carinho toda população joinvilense que vier participar do Festival”, destaca.
Programação inclui mais de 20 atividades
Oficina de trabalhos manuais com materiais reciclados, oficinas de Kung Fu para crianças e de defesa pessoal para mulheres, roda de conversa sobre menstruação consciente, oficina de cerâmica artesanal, sessão de cinema infantil, roda de conversa sobre alimentação saudável e uso de agrotóxicos, bate-papo sobre as fases do desenvolvimento infantil, oficina de culinária e alimentação consciente, bate papo “Reciclado: o que é e o que não é” e oficina de Maracatu são algumas das mais de 20 atividades na programação do Festival.
Todas as atividades são gratuitas, com capacidade limitada e sem inscrição prévia. A coordenação pede que, se for possível, os participantes levem suas garrafas de água, copos ou canecas para consumo de líquidos, cadeira de praia ou canga para aproveitar o espaço.
Outra dica ao público é aproveitar o espaço ao ar livre e levar a criançada para andar de bicicleta, patinete ou aproveitar a pista de skate. “Para além das atividades da programação, a proposta é de um dia de encontros e brincadeira ao ar livre, em família, nesse espaço tão potente que é o CEU!”, destaca a também organizadora do evento Maria Carolina Campestrini, presidente do Coletivo Lixo Zero Joinville.
Além da programação, durante todo o evento a comunidade poderá aproveitar a feira de produtos sustentáveis e lixo zero com opções de livros e gibis usados, absorventes ecológicos, tapetes para pets, ecobags, bolsas com materiais reciclados, brinquedos de madeira, saboaria artesanal, artesanato indígena e também deliciosas opções gastronômicas como pães de queijo artesanais, cachorro-quente e outros lanches veganos e saudáveis.
Haverá ainda feirinha de alimentos orgânicos e provenientes da agricultura familiar. A biblioteca do CEU Aventureiro também estará aberta para visitação durante o evento e haverá atividades propostas pela Secretaria de Assistência Social – CRAS Aventureiro. O Festival termina com um cortejo do grupo de Maracatu Orum Ayê, que também fará uma oficina aberta no local.
A programação completa pode ser conferida na página do Instagram @festivalenraizar. Já a programação da Semana Lixo Zero pode ser acessada na página www.semanalixozero.com.br/joinville. Neste ano, a Semana é apresentada pela Schulz S.A e tem como patrocinadores a Docol, Luz Contadores, Reset Descarte Tecnológico e Termotécnica. Esta edição conta ainda com o apoio da Prefeitura de Joinville e Shopping Mueller.
Serviço:
O quê: Festival Enraizar – Semana Lixo Zero Joinville
Quando: 22 de outubro (domingo), das 10h às 19h.
Local: CEU do bairro Aventureiro – R. Theonesto Westrupp, 627.
Quanto: Gratuito
Agenda Semana Lixo Zero: www.semanalixozero.eco.br/joinville