Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

OPINIÃO: Terceirização da merenda escolar atesta a incapacidade do prefeito de Joinville

Redação, Portal Chuville

30 setembro 2023

editado em 30 setembro 2023

Compartilhe no Whats
Alunos fazem fila para pegar a carteirinha com QR Code em escola. Foto Divulgação
marquinhos

Opinião por:
Marquinhos Fernandes - Ex-secretário de Educação de Joinville

WhatsApp (47) 99639-0953

A terceirização da merenda escolar em Joinville atesta mais uma vez a incapacidade administrativa do prefeito Adriano do Partido Novo em gerir os interesses da população joinvilense e, nesse caso, o direito das crianças e adolescentes.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) visa oferecer aos estudantes da educação pública uma alimentação saudável e ações de educação alimentar e nutricional, porém, a privatização tem, via de regra, resultado na transformação da alimentação escolar numa linha de produção e na perda de qualidade da alimentação.
Joinville já foi modelo nesse programa. No governo do prefeito Carlito Merss(PT) importantes ações foram implementadas objetivando melhorar todo o processo da alimentação escolar. Nesse período, as merendeiras receberam capacitação numa parceria da Secretaria de Educação com o curso de nutrição do Ielusc. Agora, quase 100 profissionais ficarão sem função nas escolas.

No governo petista, juntamente com o FNDE, a Secretaria de Educação promoveu cursos de formação e capacitação ao Conselho Municipal da Merenda Escolar que tem, entre outras, a função de fiscalizar a gestão do programa no município. Na gestão petista, de forma inovadora, foi iniciada a compra direta de produtos da agricultura familiar e com prioridade para a agroecologia. Nossas crianças passaram a se alimentar melhor, foram gerados empregos e renda aos produtores rurais de Joinville, culturas locais foram incentivadas e ações de sustentabilidade foram valorizadas.

Entendendo a alimentação, a saúde das crianças e a educação inclusiva como direitos inalienáveis foi implantado em toda a rede municipal de educação um cardápio especial e personalizado que respeitasse e atendesse as crianças com diabetes, intolerância à lactose, ao glúten e outras necessidades.

Todas essas iniciativas melhoraram a qualidade da alimentação escolar, asseguraram ganhos para a comunidade e tiveram o reconhecimento de diversas organizações que renderam à administração municipal do prefeito Carlito Merss diversos prêmios, entre eles o de Gestor Eficiente da Merenda Escolar no ano de 2010, na categoria capitais e grandes cidades.

A qualidade da educação municipal, a boa alimentação dos nossos estudantes e a real gestão eficiente não pode ser negligenciada pelo interesse empresarial do lucro fácil e pela política de desmonte do patrimônio público da comunidade.

Respostas de 5

  1. Desconfiança total no novo modelo de merenda, preocupação total com cozinheiras em desvio de funções, SC está com vários prefeitos presos por atos de corrupção (ativa e passiva), não confio no partido NOVO, o por enquanto prefeito, Adriano, não se preocupa em esclarecer/conhecer minhas dúvidas, pra mim vários vereadores da base do prefeito, são capachos, ai ai… e nossos alunos?

  2. Esse prefeito de sapatenis do “novo” velho, que jamais passou necessidade na vida por ter nascido em berço de ouro, jamais vai entender que boa parte destas crianças consomem apenas uma refeição por dia, justamente a merenda escolar, que ele, prefeito, terceiriza, precarizando esta atividade de forma inconsequente. como bem expõe o artigo do professor Marquinhos Fernandes, o prefeito acaba desmobilizando toda uma cadeia de emprego e renda da agricultura familiar que produzem orgânicos sem agrotóxicos indo totalmente na contramão da cadeia produtiva…Lamentável!!!

    1. Aí não né? Na comida das crianças ninguém mete a mão! A não ser as merendeiras! Meninos mimados não sabem reger a nação, já disse criolo!

  3. Parabéns pelas palavras. Realmente esse prefeito do Nojo é uma vergonha. Quer apenas beneficiar os empresários amigos dele e deixar nossas crianças com fome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube