Na foto: Jorginho Mello (PL) e Adriano Silva (Novo) em evento de anúncio de obras no Aeroporto – com investimento da CCR Aeroportos, contratada pelo governo federal. Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Enquanto o PT não se articula, Jorginho Mello (PL) e Adriano Silva (Novo) capitalizam feitos do governo federal em Joinville
Por Leandro Ferreira | Editor da Newsletter Guará Jornalismo e colunista político aqui no Chuville!
Ter a máquina do governo federal nas mãos é tudo que qualquer partido político sonha – para fazer política e ampliar a sua base eleitoral. Mas em Joinville – o Partido dos Trabalhadores (PT) não está fazendo isso.
Trago aqui dois exemplos. Na última sexta-feira, 22, Jorginho Mello (PL) veio a Joinville para anunciar investimentos do governo federal – sim, pasmem! Eu explico.
A CCR Aeroportos iniciou a gestão do Aeroporto de Joinville no ano passado – em março de 2022, em contrato regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Trata-se de uma concessão do governo federal – em contrato de 30 anos.
Mas quem anuncia investimentos? Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), o governador do estado – que não tem nenhuma gestão sobre o Aeroporto. Ele e sua comitiva vieram aqui – posaram para fotos e anunciaram R$ 85 milhões em obras para ampliar o Aeroporto – dinheiro que vem do contrato da CCR com o governo federal.
Querem outro exemplo? Eu dou. Nesta semana, 13 novos médicos passaram a atuar nos postos de saúde de Joinville – de um total de 21 – os outros oito devem iniciar o trabalho nos próximos dias. Um reforço muito importante – que auxiliou, por exemplo, na ampliação de horários de atendimento em mais duas unidades de saúde – no Jardim Paraíso e Pirabeiraba.
Só falta dizer uma coisa: esses médicos só estão aqui – para resolver o problema da saúde em Joinville – porque o governo federal reativou o Programa Mais Médicos. Mas quem gravou sonoras para imprensa sobre o assunto? A diretora da secretaria municipal de saúde – Marlene Bonow. Tudo bem – sem problemas, mas onde está o representante do governo Lula para capitalizar em cima disso?
A vereadora Ana Lúcia (PT) tem feito seu trabalho na tribuna – ela frequentemente destaca os feitos do governo federal por aqui. Mas o que falta na cidade é um representante com cargo para ser este interlocutor direto na cidade.
Até onde se sabe – Carlito Merss é o único portador de cargo no governo federal em Joinville – ele atua como gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, com atuação em Brasília. Mas Carlito está longe de ser um representante de Lula na cidade – ele não aparece.
Enquanto isso – o Partido dos Trabalhadores vai perdendo grande oportunidade de recuperar o território político perdido na maior cidade do estado. Assim, desperdiça a chance de colher melhores resultados nas eleições de 2024.