A decisão mais importante dos últimos tempos na cidade será discutida na próxima quinta-feira, 14, em Joinville. Mas ninguém sabe
Por Leandro Ferreira | Editor da Newsletter Guará Jornalismo e colunista político aqui no Chuville!
A principal pauta pública dos debates eleitorais em 2024 – nas eleições municipais – deve ser o transporte coletivo. O serviço está em questão em todo Brasil – depois da falência do modelo tradicional por tarifa.
Com tarifas cada vez mais caras, ônibus lotados, linhas e horários insuficientes – quem conseguiu fugir, fugiu – escapou para o uso de carros, motos, bicicletas, e aplicativos. Quem não tem opção, segue “enlatado” no busão.
Aqui em Joinville esse tema deveria ter sido antecipado. Por conta da determinação do Supremo Tribunal Federal, a licitação foi iniciada há duas semanas – mas onde estamos discutindo o assunto?
Na próxima quinta-feira, 14, será realizada a única audiência pública sobre o tema na cidade. Um único espaço de fala – sobre uma decisão que irá influenciar nossas vidas por até 30 anos.
E nossas lideranças políticas – quem está promovendo este debate? Quem está questionando o absurdo da inclusão da dívida na licitação? Quem está questionando por que a prefeitura não estudou um modelo alternativo – com tarifa zero? Quem, quem? Ninguém.
Não quero puxar sardinha pro meu lado – não é essa a questão. Mas diante do vácuo político – não há discussão política nessa cidade – o Guará (parceiro do Chuville) tomou a iniciativa de provocar, ao menos, a discussão.
Lançamos um manifesto – com abaixo assinado (confira no link) – para ampliarmos o debate com profundidade sobre o que queremos para o nosso transporte coletivo público. Leia, assine e – vá na audiência pública!
Data: 14 de setembro (quinta-feira), às 19h, na Câmara de Vereadores