Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Joinville tem 73 candidatos a conselheiro tutelar em 2023

A cidade atualmente conta com três Conselhos Tutelares, mas está ampliando para mais dois. Eleição acontecerá no dia 1º de outubro

Redação, Portal Chuville

07 agosto 2023

editado em 07 agosto 2023

Compartilhe no Whats

A cada quatro anos, conforme legislação nacional, são escolhidos os Conselheiros Tutelares de cada cidade, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da supervisão do Ministério Público. O Brasil inteiro escolhe seus representantes no próximo dia 1º de outubro e, em Joinville, a votação será feita no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen, das 9h às 17h. A cidade terá que escolher 25 conselheiros dentre 73 candidatos.

Uma das novidades deste ano é a criação de mais dois Conselhos Tutelares, totalizando cinco. Cada um deles terá cinco representantes. De acordo com a presidente do CMDCA de Joinville, Daiana Delemar Agostinho, a demanda da cidade cresceu, por isso a ampliação. “Joinville precisa e tem demanda para essa ampliação. O Conselho Tutelar é um dos principais órgãos do sistema de garantias, e vai zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atender a esse público e suas famílias”, avalia.

A Secretaria de Assistência Social, ligada ao Conselho Tutelar, está organizando a eleição na parte administrativa. A seretária da pasta, Fabiana Cardozo, defende que a população de Joinville preste atenção e conheça todos os candidatos. “É preciso saber quais são as propostas de trabalho deles, porque vão defender o direito da criança e adolescente, além de fomentar a política pública na região em que vão trabalhar”, argumenta.

Qualquer pessoa inscrita como eleitor (a) em Joinville poderá votar no seu conselheiro tutelar. O voto é limitado a apenas um candidato. No dia 1º de outubro deverá apresentar um documento com foto no horário e local estipulados. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória.

 

 

Cada Conselho, uma região diferente

A maior cidade de SC foi “fatiada” em cinco regiões distintas. Assim, cada Conselho Tutelar será responsável por uma região, facilitando o atendimento às demandas relacionadas às famílias que tenham crianças e adolescentes. Confira:

  • Conselho Tutelar 1
    Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, Jarivatuba, Adhemar Garcia, Parque Guarani, João Costa
  • Conselho Tutelar 2
    Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, Guanabara, Fátima, Atiradores, Itaum, América, Saguaçu, Glória, Boa Vista, Iririú, São Marcos.
  • Conselho Tutelar 3
    Itinga, Boehmerwald, Profipo, Santa Catarina, Petrópolis, Nova Brasília, Morro do Meio, Floresta.
  • Conselho Tutelar 4
    Vila Nova, Costa e Silva, Santo Antônio, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Pirabeiraba, Dona Francisca, Rio Bonito, Bom Retiro.
  • Conselho Tutelar 5
    Aventureiro, Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Vila Cubatão.

 

Para ser conselheiro tutelar, o candidato precisa ter formação superior, ter acima de 21 anos, pelo menos dois anos de atividades com crianças e adolescentes e não ter sido destituído como membro do Conselho Tutelar nos últimos dois mandatos.

A região com menor número de candidatos é a do Conselho Tutelar 3, com sete nomes. A maior disputa está entre as regiões 1 e 5, com 18 nomes cada uma. Já as regiões 2 e 4 têm 16 e 14 candidatos respectivamente.

 

Mas afinal, o que faz um conselheiro tutelar?

O Conselho Tutelar, embora esteja ligado diretamente à prefeitura, é um órgão indepentende. Criado em 1990, junto ao Estatuto da Criança e Adolescente, tem como principal função garantir que os direitos infantojuvenis não sejam violados. O conselheiro tutelar vai auxiliar o poder público, sobretudo o Judiciário, nos casos de violação de direitos (abandono, violência, alienação parental, etc). Receber e acompanhar denúncias, aplicar medidas de proteção, articular redes de apoio, são algumas das suas funções.

Para executarem com exclusividade e imparcialidade estas funções, recebem um salário de cerca de R$ 7 mil.

Respostas de 6

  1. Complicado não sabermos quem são os candidatos
    Como faremos uma boa divulgação?
    Falta transparência

  2. O Conselho tutelar de Joinville terá eleições em 1.OUT.2023, domingo (amanhã).

    São 5 Conselhos e em cada um amanhã (1.OUT.2023) será eleito um (1) conselheiro.

    A rede digital é um espaço de comunicação Pública e livre.

    Por mais que pessoas queiram colocar comunicações para a sociedade, muitas vezes atrapalham.

    É o caso deste texto.

    Sejam mais atores sociais pró-ativos… e não desorganizados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube