Considerada a maior da área, a premiação reconhece esforços bem-sucedidos de organizações e ecossistemas de inovação atuantes no Brasil.
Joinville foi selecionada como uma das semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) em cidades de grande porte. O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SEBRAE e tem como objetivo premiar municípios que se destacam por iniciativas criativas e eficazes no campo da inovação.
Para participar do prêmio, Joinville precisou comprovar a implementação de ações e iniciativas que evidenciam o fortalecimento do ecossistema de inovação. A cidade tem investido consistentemente em projetos voltados à ciência, tecnologia, educação, sustentabilidade e infraestrutura com isso, e com isso se destacou no prêmio.
Entre as iniciativas de destaque que levaram Joinville a figurar entre os semifinalistas do PNI está a criação do ecossistema de inovação que, anualmente, promove ações contínuas e integradas, envolve uma rede de atores públicos e privados que trabalham de forma conjunta pela melhoria dos processos de inovação com foco no aumento da competitividade do município e do desenvolvimento do território.
Para Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Join.Valle, a participação no prêmio representa o trabalho desenvolvido. “Estamos participando na categoria grande ecossistema de inovação e estar entre os finalistas é um reconhecimento de que o ecossistema da cidade está muito bem organizado e têm provocado mudanças positivas para a região. Após oito anos de trabalho contínuo estamos colhendo frutos, no início do ano nos posicionamos em terceiro lugar como a cidade mais empreendedora do país e agora participar do Prêmio Nacional de Inovação mostra que estamos no caminho certo”, destaca.
O gerente da regional norte do Sebrae, Jaime Dias, pontua que a participação na premiação é um divisor de águas para o município. Segundo ele, é uma oportunidade de o município adquirir maior visibilidade. “A principal vantagem é colocar a cidade em evidência entre ecossistemas que estão em ótimo desenvolvimento e, ganhando assim, através da participação, destaque no cenário nacional e até internacional”, opinou.