Em reunião na tarde desta quarta-feira (2), na Acij, o governador de SC, Jorginho Mello (PL) entregou investimentos em várias áreas, como na Segurança Pública e na Saúde. Prefeitos da região também estavam presentes, como o de Joinville, Adriano Silva (Novo), de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB) e de São Francisco do Sul, Godofredo Moreira (MDB). Outras autoridades, como a vice-governadora, Marilisa Boehm, o alto escalão da Segurança Pública, diretores de estatais como Celesc e Casan, além dos deputados estaduais da região norte do estado também marcaram presença.
Antes do evento, o governador concedeu uma coletiva de imprensa. O Chuville Notícias e o Guará Jornalismo perguntaram sobre a ampliação do atendimento da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. Afinal hoje a Delegacia, que deveria atender 24h, funciona em horário menor que o comercial por falta de equipe.
A resposta de Jorginho Mello foi de que a vice-governadora Marilisa “estava verificando de perto” esta questão, mas não deu prazos e detalhes.
Outra pergunta da equipe do Chuville Notícias foi em relação ao corte de 83% no valor destinado ao programa Bolsa Estudante. Sua principal função é combater a evasão escolar no ensino médio. Em 2022 eram 60 mil bolsas e o edital deste ano, lançado pelo governo, foi de apenas 10 mil.
Em resposta, o governador disse que precisou fazer ajustes financeiros, mas que “havendo demanda, o governo retoma”. Disse ainda que esta medida pode ocorrer a qualquer momento “para que nenhum estudante deixe a escola”.
Caso queira ver o vídeo da coletiva, acesse o Instagram do Chuville Notícias e veja na íntegra.
No fim da tarde, Jorginho Mello conversou com todos os prefeitos da região norte de SC individualmente. A demanda de Joinville, segundo alinhamento entre a prefeitura e a Acij, seria a solicitação prioritária da duplicação da rua Dona Francisca, importante eixo na região industrial.
Esta roda de conversa com prefeitos faz parte do movimento “Santa Catarina Levada a Sério”, onde o governador que se intitula “municipalista”, defina prioridades de investimento público em projetos importantes para as cidades.