No 3º Juizado Especial Cível da comarca de Joinville, uma rede social foi condenada a pagar uma indenização de R$ 6 mil a uma usuária que teve sua conta profissional copiada por estelionatários, resultando em golpes contra clientes. A loja virtual foi vítima de uma falha na segurança do aplicativo.
A autora alegou possuir um perfil online para divulgação, vendas e relacionamento com consumidores. No entanto, em novembro de 2022, descobriu a existência de uma página semelhante à sua, que estava sendo utilizada para aplicar golpes no mercado. Esse fato foi comprovado por meio de um boletim de ocorrência registrado por um consumidor lesado e mensagens de outros clientes relatando os golpes dos quais foram vítimas.
A autora fez várias tentativas de contato com a rede social para solicitar a exclusão do perfil falso, mas a conta permaneceu ativa. No processo judicial, a acusada foi citada, mas não apresentou defesa.
A decisão do magistrado destacou a falha da rede social em impedir a ação de terceiros contra a segurança da plataforma, uma vez que o perfil da autora foi copiado, resultando em prejuízos para os consumidores e danos à imagem da autora.