Com a chegada do inverno, é bastante comum o surgimento de gripes e resfriados, especialmente durante as férias, quando estamos mais expostos ao ar livre e sujeitos às mudanças climáticas. Por isso, é de extrema importância concentrar esforços em fortalecer a imunidade e proteger-se contra agentes infecciosos. Estudos têm demonstrado que pessoas que consomem uma quantidade adequada de vitamina C ao longo do dia se recuperam mais rapidamente de gripes e resfriados. No entanto, é fundamental ressaltar que não adianta tomar vitamina C somente quando estamos doentes – o consumo deve ser contínuo ao longo do ano.
Existem várias fontes de vitamina C que são altamente benéficas, como acerola, laranja, limão, kiwi, tomate, abacaxi, manga, mamão, pimentão e brócolis. Uma dica útil é utilizar polpas de frutas congeladas, pois elas preservam cerca de 80% da vitamina C, facilitando assim a introdução dessas boas fontes ao longo do dia. Escolha pelo menos dois alimentos ricos em vitamina C e incorpore-os em sua rotina diária.
Cuidado com o intestino
Em média, 70% da nossa imunidade é produzida em nosso intestino, portanto, é importante prestar atenção em sua saúde. Um intestino saudável é aquele que funciona todos os dias pela manhã, sem esforço, e as fezes têm uma aparência similar a uma banana madura, ou seja, marrom. Para manter nosso intestino saudável, é necessário consumir cinco porções de frutas, legumes ou verduras por dia, tentando incluir pelo menos uma porção em cada refeição. O consumo adequado de água também ajuda a manter as fezes macias e evitar a constipação. Recomenda-se consumir em média 35 ml de água por quilo de peso corporal, ou seja, uma pessoa com 70 kg deve ingerir 2.450 ml de água por dia.
Invista nos probióticos
Além disso, é importante incluir probióticos na dieta, como iogurte natural, kefir e kombucha, bem como prebióticos, que são as fibras presentes em verduras, legumes, aveia, chia e linhaça, por exemplo. Um excelente café da manhã para manter o intestino saudável é consumir iogurte natural com frutas picadas e linhaça triturada.
Cuidado com o excesso de álcool
Durante as férias, é comum aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. No entanto, o consumo excessivo de álcool sobrecarrega o organismo e compromete a nossa imunidade. É fundamental consumi-las com moderação para evitar danos à saúde. Durante uma refeição, o ideal é consumir apenas uma taça de vinho ou um copo de chope, por exemplo. Consumir quantidades acima disso já é considerado excesso e prejudica o organismo.
O poder do gengibre
Incluir o gengibre em sua rotina também é uma excelente opção, pois ele melhora a defesa do organismo e atua como anti-inflamatório. Existem várias formas de consumir gengibre, mas uma das mais populares é adicioná-lo à água: basta cortar algumas rodelas, colocá-las dentro de uma garrafinha de água e consumir ao longo do dia. Também é possível preparar um chá de gengibre: rale o gengibre, adicione uma colher de sopa em uma xícara de água quente, abafe por 5 minutos, coe e sirva com um fio de mel. O gengibre também pode ser utilizado como molho para saladas, misturado com iogurte natural, suco de limão espremido e sal.
Evite os alimentos processados
Os alimentos ultraprocessados contêm uma quantidade excessiva de aditivos químicos, cujo objetivo é aumentar a durabilidade dos produtos nas prateleiras dos supermercados. Alguns exemplos são presunto, mortadela, peito de peru, blanquet de peru, salame, salsicha, linguiça, bacon, nuggets, hambúrguer, entre outros. Esses alimentos apresentam uma quantidade significativa de aditivos químicos que aumentam a inflamação no organismo, liberando radicais livres e, como consequência, reduzindo a nossa imunidade.