Faça parte do nosso grupo! receba notícias de Joinville e região no whatsapp

Confira tudo o que vai acontecer no Festival de Dança, que começa hoje

Se liga na programação dos próximos 12 dias em Joinville, é coisarada!

Redação, Portal Chuville

17 julho 2023

editado em 17 julho 2023

Compartilhe no Whats
Foto Divulgação

A 40ª edição do Festival de Dança de Joinville abre hoje (17). Ao todo 703 grupos estão confirmados para a edição histórica.

A maratona da dança no “palcão” do Centreventos Cau Hansen começará hoje, às 19h, com uma atração internacional. O ícone da dança contemporânea Bill T. Jones e sua companhia apresentarão “What Problem?”. No segundo dia de evento, terça-feira, 18 de julho, um dos destaques ficará por conta de “Rumo”, o espetáculo inédito preparado pela Cia Cubatão sob o comando do premiado coreógrafo Alan Keller para a Estímulo Mostra de Dança, às 17h, no Teatro Juarez Machado.

Na mesma data, será a estreia do Festival da Sapatilha, o diferencial para quem passar pelo Expocentro Edmundo Doubrawa. Durante 12 tardes, de 18 a 29 de julho, o palco da Feira da Sapatilha concentrará apresentações de oito gêneros e competições entre si de solos, duos e conjuntos. Haverá classificações diárias para os participantes que se destacarem e premiação para o melhor grupo, ao fim do evento. Também em 18 de julho, começará a Mostra Competitiva, que contará com um dia a mais em relação ao ano anterior. Entre os dias 18 e 22 e 24 e 27 de julho, 206 trabalhos disputarão um dos prêmios no palco principal do Centreventos.

Coprodução de espetáculo coreografado pela israelense Vertigo Dance

Uma das atrações desta edição será a apresentação de um espetáculo montado por meio de uma parceira entre o IFDJ, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Balé Contemporâneo da Vertigo Dance Company, de Israel. Os bailarinos e ensaiadores Daniel Costa e Korina Fraiman, da Vertigo, estiveram em Joinville para conduzir a remontagem/adaptação do espetáculo “Leela”, de renomada coreógrafa Noa Wertheim. “Leela” significa, em sânscrito, uma peça divina, uma existência na qual os humanos são meros peões. A coreoagrafia tem como uma de suas referências o livro bíblico de Gênesis, quando é narrada a escolha de Eva por provar o fruto proibido do Jardim do Éden.

19 de julho | 17 horas | Teatro Juarez Machado

Dance Parede

Uma das novidades da 40ª edição é o Dance Parede, um desfile que reforça a tradição do Festival de democratizar o acesso do público em geral à dança. A participação é gratuita e aberta a grupos de diferentes gêneros com no mínimo 5 integrantes, basta fazer uma inscrição na área de grupos do site do Festival, usar figurino ou uniforme e realizar os movimentos coreografados por todo o percurso.

22/7 | 15 horas  | Avenida Beira Rio

Festival da Sapatilha

O Festival da Sapatilha é uma nova modalidade competitiva do evento que será realizada nas 12 tardes, no palco da Feira da Sapatilha, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Serão oito gêneros de competições, incluindo solos, duos e conjuntos. Podem participar todos os grupos que efetuarem inscrição para Palcos Abertos, Mostra Competitiva e Festival Meia Ponta. As premiações serão diárias. O júri do Festival da Sapatilha é formado por Wanderley Lopes, Ciça Veronese e mais um jurado a confirmar.

18 a 29 de julho |A partir das 13h |Expocentro Edmund Doubrava

Case no Festival

A celebração dos 40 anos do Festival de Emoções vai incluir a possibilidade de firmar compromissos amorosos nos treze dias do evento. Os casais poderão aproveitar o clima para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Case no Festival terá um espaço reservado no Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança, que contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.

Dança no Mirante

Os movimentos, cores e sons do Festival vão estar presentes na subida do Mirante de Joinville nesta edição. O público poderá assistir a performances de dançarinos e até arriscar seus próprios passos ao longo de quatro estações: a primeira terá Balé Contemporâneo; a segunda, Danças Populares; a terceira, Danças Urbanas; e a quarta, Fit Dance, Lambaeróbica e Zumba. Também está prevista a realização de obras de grafite paralelamente à programação de dança.

21 a 23 e 27 a 29 de julho | 7h às 8h e das 18 às 19h.

Noites Especiais

Atração internacional na Noite de Abertura

Uma companhia internacional será a atração da Noite de Abertura desta edição: a norte-americana Bill T. Jones/Arnie Zane Company, que apresentará o espetáculo de dança contemporânea “What Problem?”. A coreografia explora a tensão entre o pertencimento a uma comunidade, os sentimentos de isolamento que muitos sentem durante estes tempos de divisão e a noção de redenção coletiva, sucitando reflexões sobre raça, sexualidade, luta de classes e imigração. As inspirações para a montagem incluem o filme “Do Fundo do Mar” (2020); o discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr. e o livro “Moby Dick”, de Herman Melville.

O renomado coreógrafo, bailarino, encenador e escritor Bill T. Jones é o idealizador e diretor do espetáculo. Bill acumula prêmios como dois Tony Awards e o Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres, além de diversos reconhecimentos, como ter se destacado entre os 22 negros americanos proeminentes no documentário da HBO “The Black List”.

 

A Bill T. Jones/Arnie Zane Company nasceu em 1982, de uma colaboração de 11 anos entre Bill T. Jones e Arnie Zane (1948–1988). A companhia já  apresentou em mais de 200 cidades de 40 países o seu repertório, que é composto por mais de 140 obras.

17 de julho | 19h | Centreventos Cau Hansen.

Bolshoi apresenta Cinderella na Noite de Gala

 

Os contos de fadas continuam atuais? Cinderella, atração da Noite de Gala do 40º Festival de Dança de Joinville, apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, promete surpreender o público com uma nova versão coreográfica da história de Charles Perrault. A personagem, presente no imaginário coletivo, reflete os sonhos contemporâneos de encontrar a pessoa perfeita e vivenciar uma nova realidade. O espetáculo tem música de Prokofiev e coreografia de William Almeida.

 

A parceria do Festival de Dança de Joinville com o Bolshoi começou com o convite para uma apresentação da companhia russa na edição do evento em 1996 e vem se consolidando nos últimos anos, depois que foi instalada em Joinville a única filial do Teatro Bolshoi. Em 2023 estes laços tornam-se ainda mais fortes: a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo da Noite de Gala, realiza em parceria com o IFDJ a co-produção do Balé Leela da Cia. Israelense Vertigo e os professores selecionam dois bailarinos participantes do Festival para usufruir da Bolsa Talento, que é uma experiência profissional com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil.

 

 

23 de julho | 19h | Centreventos Cau Hansen

Grupos participantes

A edição histórica que celebrará os 40 anos do Festival de Dança de Joinville atingiu o recorde de 4.658 coreografias inscritas. Ao todo 703 grupos confirmaram sua participação no evento. Os bailarinos que participam das competições e apresentam suas coreografias nos palcos do evento são provenientes de 25 das 27 unidades federativas brasileiras.

Mostra Competitiva 

A Mostra Competitiva no palco do Centreventos – que neste ano terá mais um dia – contará com 226 coreografias de oito gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Jazz, Danças Populares Internacionais, Danças Populares Brasileiras, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Sapateado.

18 a 22 e 24 a 27 de Julho | 19 horas | Centreventos Cau Hansen.

18/7 – Jazz (Solo Masculino Sênior e Conjunto Júnior), Ballet Clássico de Repertório (Grand Pas de Deux Sênior, Variação Masculina Júnior)

Os jurados de Jazz são Caio Nunes, Érika Novachi e Roberta Cid; no Ballet, Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues.

 

 

19/7 – Danças Populares Internacionais (Conjunto Sênior), Danças Populares Brasileiras (Conjunto Júnior), Balé Neoclássico (Solo Feminino Júnior, Conjunto Júnior e Solo Masculino Sênior)

Os jurados de Danças Populares Internacionais são Denys Nevidomyy, Marco Souza e Liane de Luna; em Danças Populares Brasileiras, Gilmar Sampaio, Carmen Hoffmann e Sebastião de Sales; no Balé Neoclássico, Iracity Cardoso, Priscilla Yokoi, João Wlamir.

 

20/7 – Danças Urbanas (Solo Masculino Sênior, Conjunto Júnior e Duo Júnior), Sapateado (Solo Masculino Sênior, Duo Júnior, Conjunto Sênior)

Os jurados de Danças Urbanas são Henry Camargo, Ji Sambati e Filipi Ursão; no Sapateado, Dora de Paula, Maurício Silva e Chris Mattalo.

 

21/7 – Balé Clássico de Repertório (Conjunto Júnior, Variação Feminina Sênior), Dança Contemporânea (Solo Feminino Sênior, Conjunto Júnior, Solo Masculino Júnior)

Os jurados de Ballet são Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues; em Contemporâneo, Ana Bottosso, Luiz Bongiovanni e Mario Nascimento.

 

22/7 – Jazz (Duo Júnior, Solo Feminino Sênior), Balé Clássico de Repertório (Pas de Deux Júnior, Variação Masculina Sênior), Balé Neoclássico (Conjunto Sênior)

Os jurados de Jazz são Caio Nunes, Érika Novachi e Roberta Cid; Balé Clássico de Repertório, Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues; no Balé Neoclássico, Iracity Cardoso, Priscilla Yokoi e João Wlamir.

 

24/7 –Danças Populares Brasileiras (Conjunto Sênior), Danças Populares Internacionais (Conjunto Júnior), Balé Neoclássico (Solo Feminino Sênior, Solo Masculino Júnior, Duo Sênior)

Os jurados de Danças Populares Brasileiras são Gilmar Sampaio, Carmen Hoffmann e Sebastião de Sales; em Danças Populares Internacionais, Denys Nevidomyy, Marco Souza e Liane de Luna; no Balé Neoclássico, Iracity Cardoso, Priscilla Yokoi e João Wlamir.

 

25/7 – Jazz (Solo Masculino Júnior, Conjunto Sênior), Dança Contemporânea (Solo Feminino Júnior, Conjunto Sênior, Duo Sênior, Solo Masculino Sênior)

Os jurados de Jazz são Caio Nunes, Érika Novachi e Roberta Cid; no Contemporâneo, Ana Bottosso, Luiz Bongiovanni e Mario Nascimento.

 

26/7 – Balé Clássico de Repertório (Conjunto Sênior, Variação Feminina Júnior), Jazz (Solo Feminino Júnior, Duo Sênior)

Os jurados de Ballet Clássico de Repertório são Cecília Kerche, Eliana Caminada e Paulo Rodrigues; no Jazz, Caio Nunes, Érika Novachi e Roberta Cid.

 

27/7 – Danças Urbanas (Conjunto Sênior, Solo Feminino Sênior, Duo Sênior), Sapateado (Duo Sênior, Conjunto Júnior, Solo Feminino Sênior)

Os jurados de Danças Urbanas são Henry Camargo, Ji Sambati e Filipi Ursão;

no Sapateado, Dora de Paula, Maurício Silva e Chris Mattalo.

 

Noite dos Campeões

As duas últimas noites reúnem as melhores coreografias da 40ª edição, com a diversidade de gêneros que caracteriza este festival de emoções. As apresentações trazem de volta ao palco do Centreventos Cau Hansen as companhias que conquistaram os primeiros lugares nas categorias Júnior e Sênior.

28 (Junior) e 29 de Julho (Sênior) | 19 horas | Centreventos Cau Hansen.

 

Premiações

Todos os anos o Festival de Dança concede diversas premiações para os destaques da edição. Os prêmios são definidos pela Consultoria de Premiações Especiais junto com a diretoria do IFDJ. São reconhecidos Melhor Apresentação, Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Coreógrafo, Prêmio Daniel Camargo e Prêmio Especial. A entrega das premiações acontece na Noite dos Campeões Júnior.

 

28/7 | 19 horas | Centreventos Cau Hansen

 

Festival Meia Ponta;

O Festival Meia Ponta é o espaço para as apresentações dos pequenos bailarinos, nascidos de 2011 a 2013, em cinco subgêneros. Assim como na Mostra Competitiva, o Festival Meia Ponta terá uma tarde a mais, possibilitando que 58 coreografias sejam apresentadas nesta edição.

25 a 28/7 | 14h e 16h | Teatro Juarez Machado

25/7 – Dança Contemporânea (solos masculino e feminino, Sapateado (Conjunto) e Danças Urbanas (Conjunto)

Os Jurados são Ana Bottosso, Priscilla Yokoi, Roberta Cid, Ruan Amorim (especialista de Danças Urbanas) e Dora de Paula (especialista em sapateado).

 

26/7 – Balé Neoclássico (Conjunto), Balé Clássico de Repertório (Variação Masculina), Danças Populares Internacionais (Conjunto).

Os jurados são Ana Bottosso, Priscilla Yokoi, Roberta Cid e Marco Souza  (especialista em Danças Populares Internacionais).

 

27/7 – Balé Neoclássico (solos Masculino e Feminino), Balé Clássico de Repertório (Conjunto), Danças Populares Brasileias (Conjunto).

Os jurados são Ana Bottosso, Priscilla Yokoi, Roberta Cid e Carmen Hoffmann (especialista em Danças Populares Brasileiras).

 

28/7 – Jazz (Conjunto), Balé Classico de Repertório (Variação Feminina), Dança Contemporânea (Conjunto).

Os jurados são Ana Botosso, Priscilla Yokoi e Roberta Cid.

Tarde dos Campeões

As coreografias vencedoras nos diferentes gêneros do Festival Meia Ponta voltam ao palco do Teatro Juarez Machado para uma nova apresentação. A Tarde dos Campeões terá ainda um reconhecimento ao Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Apresentação e Melhor Grupo de 2023.

29/7 | 14h | Teatro Juarez Machado

 

Festival 40+;

A segunda edição do Festival 40+ terá três dias de competições, nos quais serão apresentadas 39 coreografias nos gêneros Dança Coreográfica, Dança Popular Folclórica e Dança de Salão.

20 a 22/7 | 14h | Teatro |Juarez Machado

20/7 – Dança Coreográfica (Conjunto 40+), Dança de Salão (Duo 60+).        21/7 – Dança Coreográfica (Conjunto 60+), Dança de Salão (Duo 40+), Dança Popular Folclórica (Conjunto 60+).                                                                          22/7 – Dança Popular Folclórica (Conjunto 40+), Dança de Salão (Conjunto 60+). Os jurados são Ester Neotti König, João Wlamir e Tati Sanchis.

 

Estímulo Mostra de Dança traz Alan Keller e Cia de Dança Cubatão

 

A Estímulo Mostra de Dança valoriza os trabalhos de talentos que se destacaram nas últimas cinco edições do Festival de Dança de Joinville, com a oportunidade de voltar ao evento para apresentar um espetáculo completo. Para a 40ª edição do Festival de Dança, a Mostra vai reunir o talento do coreógrafo Alan Keller de Figueiredo Jardim – que participa do evento desde 2001 e recebeu o prêmio de melhor coreógrafo em 2022 – com a Cia. De Dança de Cubatão.

Keller e a Cia de Dança de Cubatão trazem ao palco do Teatro Juarez Machado o espetáculo inédito “Rumo”. A coreografia promove um diálogo sobre a realidade do artista brasileiro e enaltece a sua força e perseverança para estar em palcos, como o de Joinville, com o olhar da contemporaneidade,  utilizando a essência dos corpos que há muito tempo se movem tendo o Jazz como linguagem.

Alan Keller tem duas décadas de vivência com o Festival de Dança. Esteve no evento pela primeira vez em 2001, criou em 2006 a Companhia Jovem de Paraopeba e depois a Paraopeba Cia de Dança. Ambas projetaram seu trabalho em nível nacional e internacional a partir do reconhecimento recebido no Festival.

 

A Cia de Dança de Cubatão desenvolve um trabalho artístico baseado nas técnicas do Jazz Dance e Dança Contemporânea. Participa do Festival de Dança desde 2011 e conquistou primeiros lugares nas edições do Festival em 2017, 2018 – quando conquistou também melhor grupo e melhor bailarina – e 2022.

 

18/7 | 17h | Teatro |Juarez Machado

 

Programação Didática

Uma das características do Festival de Dança é oferecer uma ampla programação didática, com mais de 100 opções em diversas modalidades, para que os bailarinos que estão em Joinville tenham oportunidade de se aperfeiçoar nos gêneros de sua escolha.

17 a 21 e 24 a 28 de julho

Cursos

São cinco dias de aulas com duas horas de duração cada, conduzidos por professores convidados que se destacam em sua especialização.

Workshops

Os workshops são aulas que acontecem em um encontro de duas horas, ministradas por professores convidados e representantes de grupos que conquistaram 1º lugar na edição anterior.

MasterClasses

Estas são oportunidades de aprender com ícones da dança, em um encontro com duração de duas horas.

ShowCases

São experiências coreográficas com grandes profissionais do ramo. Tem duração de cinco dias, com encontros de 4 horas de duração cada. Incluem também uma apresentação do resultado das aulas para o público no último encontro.

E por Falar em Dança

O evento promove rodas de conversa com grandes nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, gerando conhecimento e agregando valor tanto ao grande público quanto aos participantes do 40º Festival de Dança de Joinville. Serão debates realizados com profissionais dotados de amplo conhecimento na área mediados por Thereza Rocha, trazendo pontos de vista técnico e artístico sobre os temas abordados, sempre de forma acessível e descontraída.

9h às 10:30h | Comissões de Frente das Escolas de Samba: teatro ou dança? | Jhean Allex, Marcelo Misailidis e Thereza Rocha.

 

10:30h às 12:00h | Balé Clássico é a base de tudo? Me convença do contrário. | Luiz Bongiovanni, Cecília Kerche, Gilmar Sampaio, Tati Sanchis e Thereza Rocha.

14:30h às 16h – Chá com Tatiana Leskova. | Eliana Caminada, Marcelo Misailidis, Bruna Gaglianone, Erick Swolkin e Thereza Rocha.

23/07 | A partir 9h | Teatro |Juarez Machado

 

Grease – O Musical

Durante esta edição do Festival de Dança, um curso com foco no desenvolvimento de habilidades de canto, dança e atuação vai dar origem à montagem do musical da Broadway “Grease – School Edition”, obra licenciada pela Theatrical Rights Worldwide of London. O espetáculo tem canções icônicas como “Summer Nights” e “You’re the One That I Want” e direção geral de Fernanda Chamma.

24/7 | 14h30 | Teatro Juarez Machado

Festival Conecta;

Um projeto que amplia a conexão do Festival de Dança de Joinville com espaços e pessoas através de uma série de atividades como cursos, oficinas, aulas abertas, apresentações, eventos e outras atividades que tenham a dança e suas ramificações como tema central. Promove o engajamento e interação de equipamentos públicos e privados da cidade que incentivam a prática da dança, através da realização de parte da programação didática do Festival nestes espaços, bem como outras atividades propostas por aqueles que se engajarem nesta parceria.

Conecta –Art Fitness Studio Sabrina Lermen

Workshop de Pole Dance Art

20/07| 10h às 11h | Art Fitness Studio Sabrina Lermen – Rua Itaiópolis, 256 América. Inscrições: (47) 99914-4186 | @artfitnesssabrinalermen

 

Conecta – Michele Bittencourt

Aulas de PBT do iniciante ao avançado.

19/07 a 21/07 – 24/07 a 26/07 | Germana Saraiva Escola Internacional de Ballet. Certificação nível I, II, III em PBT.

22/07 e 23/07 | Germana Saraiva Escola Internacional de Ballet. Inscrições: Área dos cursos no site do Festival de Dança.

 

Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne 133 expositores que trazem tendências de moda para dança, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para os mais variados gêneros. Realizada no pavilhão ao lado do Centreventos Cau Hansen – onde acontecem as apresentações especiais e as tardes e noites competitivas – a Feira reúne também praça de alimentação com mais de vinte opções e estandes de artesanato.

 

17 a 29 de julho | 10h às 21h* | Expocentro Edmundo Doubrava

*No dia 29/7 a feira encerra às 20h

Palcos Abertos

Para levar a dança para os moradores e visitantes de Joinville e de cidades da região, o Festival conta com Palcos Abertos com uma programação diária que inclui diversos gêneros de dança. Nesta edição, também serão contempladas as cidades de São Francisco do Sul e Barra do Sul.

Balneário Barra do Sul

CEU do Avetureiro

Feira da Sapatilha

Garten Shopping

Museus de Arte de Joinville

Praça Nereu Ramos

São Francisco do Sul

Shopping Cidade das Flores

Shopping Mueller

Jardim da Dança

Praça Tiradentes

 

Festival Acessível

A Mostra Dança para Todos
Evento não competitivo voltado para pessoas com deficiência que integra a programação dos Palcos Abertos do Festival de Dança de Joinville. Com esta Mostra, o Festival de Joinville incentiva a produção de iniciativas que trabalham a dança de forma inclusiva, democratizando o acesso ao evento.

Oficina de Acessibilidade

A Oficina de Acessibilidade – A Dança além do Corpo e a Superação dos Limites terá como objetivos contribuir para a reflexão sobre os novos caminhos que podem ser seguidos pelo movimento quando as pernas não podem se mover e os olhos não podem enxergar e para o desenvolvimento motor, psicológico e social das pessoas com deficiência. Será ministrada pelos professores Jesse Cruz e Mario Cezar da Silveira.

 

23/7 | 15h | Sala de Jurados anexa ao Centro de Convenções Alfredo Salfer

 

Oficina de Dança Inclusiva

 

Tem por objetivo capacitar e promover a reflexão do corpo e do movimento por meio de estudos realizados na diversidade, deficiências e necessidades especiais. Proporciona a profissionais que venham a trabalhar a dança como contribuição no desenvolvimento motor, psicológico e social das pessoas com deficiência um novo olhar para as possibilidades da Dança Inclusiva.

 

 

Programação +Dança/Gratuita

Além das competições, da programação didática, dos Palcos Abertos e dos espetáculos com companhias convidadas, o Festival promove outros eventos de dança gratuitos destinados ao público em geral.

Fan Mix

Atração criada em 2022, a Fan Mix do Festival de Dança conecta um espaço de convivência com intervenções artísticas, música, dança e gastronomia. Realizada nos finais de tarde, possibilita que o público participante assista no telão, ao vivo, as coreografias apresentadas na Mostra Competitiva que acontece no Centreventos Cau Hansen.

 

Reencontro das Ruas

Reunir pessoas de diferentes gerações e movimentos, com diversas linguagens de arte e cultura, é o objetivo deste evento. Realizado em sintonia com os coletivos do segmento, o Reencontro das Ruas tem uma programação que inclui atividades de dança (competição Allstyle), MC (batalha de rima), SLAM (poesia), Grafite e Breaking Olímpico.

18, 21 e 23 de julho | Palco Lateral da Feira da Sapatlha

Slam (18/7)

• 18h: recepção e credenciamento
• 18h30: inscrição dos participantes
• 19h: primeira fase
• 20h: segunda fase
• 21h30: final
• 22h: encerramento.

All Style (21/7)

• 18h: recepção e credenciamento
• 18h30: inscrição dos participantes
• 19h: primeira fase
• 20h: segunda fase
• 21h: cypher – discotecagem do DJ Nilson CWB
• 21h30: final
• 22h: encerramento.

Batalha de MC (23/7)

  • 18h: recepção e credenciamento
    • 18h30: inscrição dos participantes
    • 19h: primeira fase
    • 20h: segunda fase
    • 21h: pocket show dos jurados
    • 21h30: final
    • 22h: encerramento.

DHIx

Compartilhar e Inspirar. Este é o objetivo do DHIx (Dança: Histórias Incentivadoras), evento em que bailarinos, coreógrafos e outros profissionais que fazem parte deste universo de movimentos e emoções apresentam vivências e experiências. O DHIx foi concebido para ser um momento de troca, incentivando pessoas, projetos e empresas a desenvolverem novas atividades ligadas à dança. Nesta edição, os ministrantes serão Bruna Gaglianone, Erick Swolkin, Fernanda Bianchini e Geovana Peres. Haverá a distribuição de 30 ingressos no Balcão de Informações, antes do evento, por ordem de chegada.

Bruna Gaglianone

Maranhense, Bruna começou a dançar ainda pequena e em 2003 passou em primeiro lugar na seletiva do Teatro Bolshoi no Brasil, tornando-se bolsista.

Em 2004, recebeu o prêmio “Instituto Galina Ulanova”, dedicado a jovens talentos em formação no mundo, e em 2009, após concluir a formação na Escola Bolshoi, recebeu convite para integrar a Companhia de Ballet do Teatro Bolshoi da Rússia.

Atuou como bailarina no Teatro Bolshoi de 2012 a 2022, tendo feito mais de 3.000 espetáculos e dançado mais de 50 papéis como solista em clássicos como Dom Quixote e Giselle e montagens neoclássica/contemporâneas com

coreógrafos como Jiří Kylián e William Forsythe. Em 2022 passou a integrar a maior e mais renomada Cia de ballet da Alemanha “Staatsballett Berlin”.

 

Erick Swolkin

Formado pela Escola do Teatro Bolshoi Brasil e integrante da Cia Jovem Bolshoi Brasil (2009 – 2011), Erick Swolkin trabalhou com grandes profissionais do cenário nacional.

Integrou por 10 anos o Teatro Bolshoi de Moscou e atualmente é bailarino do Sttatsballet Berlin (ballet estatal de Berlin). Foi solista em diversas produções, como Hillarion (Giselle), Polixenes (Whiter´s Tales) e Forgotted Land (Jiri Kylian), entre outros. Em sua trajetória, tem tido oportunidade de trabalhar com grandes nomes da dança, mantendo-se na vanguarda da dança clássica e contemporânea mundial.

 

Fernanda Bianchini

Bailarina, fisioterapeuta, empresária e fundadora da Associação Fernanda Bianchini, onde atua desde 1995 e é responsável pela Cia. Ballet de Cegos – único grupo de ballet no mundo formado por deficientes visuais. Seu mestrado em Distúrbio do Desenvolvimento foi a certificação do Método Fernanda Bianchini. Também é Embaixadora da Liderança Evolutiva – Líder HD.

Com a Cia. de Ballet de Cegos realizou diversas apresentações no Brasil e no Exterior, incluindo programas televisivos e eventos especiais, tais como Criança Esperança (2007), abertura do Panamericano no Rio de Janeiro (2012) e encerramento das Paraolimpíadas em Londres (2012).  Em Hollywood participou da Noite de Gala de Stevie Wonder (2017) e em Nova York, do lançamento do documentário “Olhando para as estrelas” no Dance On Camera Film Festival (2017). Recebeu diversas premiações nacionais.

Geovana Peres
Com formação em Dança Clássica e Contemporânea na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a paulistana Geovana Peres é artista, bailarina profissional com atuação no Brasil e na Alemanha, comunicadora, escritora/colunista para veículos de comunicação do mundo da dança do Brasil e da Alemanha.  Também realiza trabalho de direcionamento de carreira para quem está iniciando na dança profissional.

Por cinco anos, foi bailarina do Thüringer Staatsballett, na Alemanha, onde também teve oportunidade de atuar como jovem coreógrafa no programa oficial do Teatro. Fez ainda um estágio na área de Marketing da companhia, adquirindo experiência com a área cultural da comunicação.

25/07 | 15h | Teatro Juarez Machado

 

Jam Session Joinville TAP

Música, percussão e sapateado estarão presentes neste evento, com muita criatividade e improvisação. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia.

Dança Para Quem Não Dança

Não é preciso dominar os movimentos da dança para participar dos palcos do Festival. Diariamente serão oferecidas aulas abertas em diversos estilos para todos os públicos que quiserem experimentar seus primeiros passos na dança.

18 a 28/7 | 15h | Palco Lateral da Feira da Sapatilha.

 

Dog Dance Day

Os pets também têm um espaço de destaque no Festival: o Dog Dance Day,  que traz os cães e seus tutores para o universo da dança. A programação inclui desfiles, feira de produtos e outras atividades.

 

23 e 29/7 14h às 18h | Palco Lateral da Feira da Sapatilha

 

Aula de Pocketdance

O Pocketdance busca preparar o corpo para a dança por meio da habilitação e readaptação, com os objetivos de melhorar a performance, a mobilidade e o condicionamento físico. A aula contará com atividades práticas e será ministrada por Brunna Macif.

17 de julho | 10h30 | Sala D de Dança, do Saltare Centro de Dança

Café com Balé

O Café com Balé será um bate-papo com professores de Ballet Infantil

 

19 de julho | 10h30 | Sala Teórica 1 – Germano Timm.

Museu da Pessoa

 

O Museu da Pessoa é uma instituição cultural brasileira que valoriza e preserva histórias de vida de pessoas comuns. Busca entender a história por meio de experiências pessoais. Seu objetivo é estimular a reflexão, o diálogo e o respeito às diferenças, construindo uma memória coletiva mais inclusiva e representativa.

Expandindo suas ações, o Festival de Dança se tornou um núcleo do Museu da Pessoa. Uma cabine está disponível no 40º Festival de Dança de Joinville para que todos os bailarinos, professores, diretores, artistas e qualquer pessoa que se envolva no Festival dê o seu depoimento e conte um pouco sobre sua experiência com o Festival.

 

17/07 a 29/07 | Alfredo Salfer

 

 

Corpo Colorido


Corpo Colorido é o resultado de um trabalho de pesquisa, elaborado especificamente para atender de forma plural o corpo na primeira infância e abrir diálogos entre a prática pedagógica dos professores e a necessidade dos alunos, de forma orgânica. Será realizada por Brunna Macif e Emerson Euzébio

 

20 de julho | 10h30 | Sala D de Dança, do Saltare

Visitando os Bastidores

Para realizar o maior Festival de Dança do mundo (segundo o Guiness Book), o Instituto executa um minucioso planejamento ao longo do ano e envolve o trabalho de diversas equipes durante todo o evento. Para conhecer como tudo isso acontece, é realizada diariamente uma visita monitorada aos bastidores do Festival.

 

17 a 29 de julho | 9h às 17h | Centreventos Cau Hansen

 

Bailarinos pelo Mundo

Especializada em turismo para a dança, a Bailarinos Pelo Mundo é a agência oficial do Festival de Dança de Joinville. A empresa cuida da logística e de todos os serviços necessários para trazer visitantes, bailarinos e acompanhantes para a Capital Nacional da Dança.

 

Festival de Dança de Joinville a Bordo

Para oportunizar intercâmbio e integração entre grupos de dança, será realizado no início de 2024 o Festival de Dança de Joinville a Bordo, um evento realizado em um navio de cruzeiro, passando pelas cidades de Santos, Itajaí, Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). Poderão participar coreografias inscritas em oito gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais e Sapateado – com subgêneros Solo, Duo, Variações, Pas de Deux, Grand Pas de Deux e Conjunto.

 

7 a 14 de janeiro de 2024 |Costa Cruise – Navio Costa Favolosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

novidade!

inscreva-se em nosso canal do youtube