No fim da tarde desta quinta-feira (13), os ventos do ciclone extratropical, em atuação no litoral do Rio Grande do Sul e Uruguai, já estão amenos. Porém desde a madrugada, rajadas de vento que chegaram ultrapassar 60km/h em Joinville, causaram estragos em várias frentes.
Queda de energia
Logo pela manhã, quando as pessoas precisavam se deslocar para o trabalho, semáforos da área central estavam desligados devido à queda de energia. Inicialmente cerca de 11 mil unidades consumidoras de Joinville tinham sido afetadas pela ventania, mas até o fechamento desta reportagem, mais de 18 mil unidades ainda não haviam sido religadas.
Acidentes
A BR 101 ficou congestionada em cerca de 11km, por volta do meio dia, devido ao tombamento de um caminhão com a força dos ventos. De acordo com a concessionária da rodovia, Artelis Litoral Sul, o acidente ocorreu no Km 13, sentido Florianópolis. O motorista não se feriu. Outros bloqueios também aconteceram na BR 101, BR 280 e SC 418, na Serra Dona Francisca, devido a quedas de árvores e postes.
Destelhamentos e quedas de árvores
Houve registro de destelhamento em diversos bairros, mas os casos mais graves aconteceram na região norte, sobretudo Vila Nova, Pirabeiraba e Rio Bonito. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Sama), Bombeiros Voluntários, Seinfra, além do Detrans, atuaram durante todo o dia para atender as ocorrências. Uma árvore de grande porte chegou a cair sobre um muro e uma casa no bairro Vila Nova. Na zona industrial, o telhado do refeitório da empresa Docol foi arrancado pela força dos ventos. Os danos foram materiais.
Alunos sem aula
Devido ao protocolo de risco da Defesa Civil (que acabou mudando do amarelo para o laranja, ao meio dia), a prefeitura de Joinville suspendeu as aulas na rede municipal de ensino. O objetivo foi preservar a segurança de alunos e professores. As atividades deverão retornar à sua normalidade nesta sexta-feira (14).
Tempo nesta 6ª feira
A previsão é de que o ciclone vá se afastando da costa ao longo da madruga desta sexta-feira. Ainda será possível sentir ventos fracos, mas nada comparado ao que ocorreu hoje. As temperaturas deverão cair já de quinta para sexta-feira, pois uma massa de ar polar deverá atuar. O sol volta a aparecer, deixando o clima mais ameno durante o dia.
A Defesa Civil seguirá de plantão, caso alguém precise de lona ou algum outro tipo de auxílio. O plantão segue pelo telefone 199.