Que o Festival de Dança de Joinville – considerado o maior do mundo – já estava no meio digital, não é novidade. Tanto que nas últimas edições, de 2022 e de 2021, já era possível acompanhar pela internet os espetáculos nos palcos abertos, além das noites competitivas no Centreventos Cau Hansen. A grande novidade é a ampliação do Metaverso do Festival para toda a cidade de Joinville.
Por meio da realidade virtual, será possível caminhar pelo Centreventos Cau Hansen, pela Feira da Sapatilha, Teatro Juarez Machado, pelo Monumento à Dança, pelos palcos abertos em toda a cidade, como shoppings e praças, além de conferir imagens aéreas dos locais e muito mais. Será possível asssitir às apresentações, incluindo as noites competitivas, tudo em tempo real e gratuito.
Com menu intuitivo, é possível navegar pelo Metaverso do Festival de Dança de Joinville por meio dos dispositivos móveis, desktops, tablets e também óculos de realidade virtual. Basta acessar o site www.festivaldigital.com.br.
Segundo o coordenador geral do Festival de Dança, Victor Aronis, mais de 300 mil pessoas assistiram aos espetáculos de dança de modo virtual na última edição e a expectativa para este ano, com o Metaverso, é aumentar este público. “Claro que pelo meio virtual não tem a mesma emoção do ao vivo, são experiências diferentes, mas ainda assim, é a energia do Festival sendo democratizada e sentida em vários formatos”, justifica.
E o Metaverso veio para ficar. A tendência é ampliar o alcance, como por exemplo, colocar outras cidades que recebem os espetáculos no meio virtual, assim como implementar a interatividade.
O Festival
Faltam poucos dias para tudo começar. O Festival de Dança de Joinville, que completa sua 40ª edição neste ano, acontece de 17 a 29 de julho. Participam 703 grupos de 25 estados brasileiros, além de países como França e Paraguai.
Confira toda a programação aqui.