Começou hoje (1º), a 9ª Conferência Municipal da Cultura, que se estenderá até sábado (2) na Câmara de Vereadores. O tema central do evento é “Políticas Culturais: direito à cidade e à vida cultural”.
Os objetivos desta conferência incluem o fortalecimento da elaboração do Plano Municipal de Cultura de Joinville para o período de 2023 a 2033, a eleição de delegados para representar a cidade na 4ª Conferência Nacional de Cultura e a seleção de representantes da sociedade civil para integrar a gestão do Conselho Municipal de Política Cultural (2024/2026).
A Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Joinville, Roberta Meyer Miranda da Veiga, destacou a importância deste momento para avaliar o novo Plano Municipal de Cultura, que foi elaborado de forma colaborativa e já teve sua primeira parte aprovada pelo Conselho, pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo poder executivo. Ela enfatizou que a conferência é um espaço crucial para a participação, troca de conhecimentos e debates.
O evento aborda sete eixos temáticos: identidade, território e patrimônio; diversidade, bem-estar e cidadania; difusão, comunicação e acesso; infraestrutura e acessibilidade; educação, ciência, tecnologia e inovação; desenvolvimento econômico e sustentabilidade; governança e participação social.
A cerimônia de abertura contou com uma palestra ministrada pela professora Ilanil Coelho, especialista em História, Mestre em Ciências Sociais, Doutora em História Cultural e Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra. A professora abordou o tema “Políticas públicas: direito à cidade e à vida cultural”.
No sábado, a programação começará às 8h30 com a apresentação da metodologia dos trabalhos do dia, seguida pela exposição dos eixos do Plano Municipal de Cultura com debates. Durante a tarde, ocorrerá a eleição de delegados para a 4ª Conferência Estadual de Cultura, a apresentação da Metodologia do Diagnóstico e Plano de Ação da Cultura e serão definidos os encaminhamentos da Conferência, além da apresentação e homologação dos Conselheiros para a Gestão 2024 – 2026.